Descubra o futuro com o curso de Fisioterapia
O que será estudado:
O curso de Fisioterapia é baseado em disciplinas de ciências biológicas e ciências da saúde, como biologia, fisiologia, anatomia, patologia, saúde pública, recursos terapêuticos manuais, ortopedia e traumatologia, e neurologia.
Desde o primeiro período, há disciplinas que buscam integrar os conteúdos apresentados com as práticas fisioterapêuticas. No atual currículo, as atividades práticas integradoras (APIs) abrangem cinco disciplinas, alocadas entre o primeiro e o sétimo períodos, que permitem aos alunos realizar atividades de campo para observar e vivenciar a prática profissional em serviços de atenção à saúde. Isso permite o contato com o trabalho da fisioterapia, seus processos de investigação clínica, de intervenção e assistência na infância , na adolescência e na velhice.
Nos três últimos períodos o estudante faz estágios obrigatórios nas unidades básicas de saúde, nos ambulatórios de atendimento fisioterápico e nas unidades de internação hospitalar Nas práticas clínicas optativas, o estudante pode escolher algumas disciplinas ao longo da formação e participar de vários projetos de extensão e de pesquisa, o que possibilita percursos formativos diferenciados.
Duração:
A duração da faculdade de Fisioterapia na UFMG é de cinco anos, correspondendo a 10 semestres. O curso de Fisioterapia exige uma carga horária mínima de 4.000 horas, que inclui disciplinas teóricas e práticas, estágio obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Média salarial:
A média salarial de um fisioterapeuta no Brasil é de R$ 3.900, podendo variar de acordo com a área de atuação, o local de trabalho e o cargo:
Áreas de atuação:
Abrange centros comunitários de reabilitação e de saúde, clínicas, clubes esportivos, hospitais e estabelecimentos de ensino superior.
Concorrência no Enem:
A nota de corte para o curso de Fisioterapia na UFMG varia de acordo com o número de vagas e o total de inscritos. A pontuação média para o curso é de 711,905 pontos.
Áreas de humanas ou exatas:
Ciências Biológicas, o curso contempla áreas como ciências biológicas e da saúde, ciências sociais e humanas, conhecimentos biotecnológicos e conhecimentos fisioterapêuticos.